A Receita Federal

01 Apr, 2008

Imposto de Renda

Autor: admin em: Imposto|Impostos|RFB|Sao Paulo|Secretaria




receita-federal-logomarca

Este imposto é cobrado mensalmente no Brasil, sendo que no ano vindouro, o cidadão prepara uma declaração onde há um ajuste anual dos valores que devem ser cobrados como imposto. Caso ele pague a mais, estes valores serão restituídos. Os impostos de renda podem ser para pessoas físicas e para pessoas jurídicas. As pessoas físicas que ganharam até quase quinze mil reais (ou por volta de mil e duzentos reais ao mês), estarão isentas. As pessoas com renda de aproximadamente quinze mil até trinta mil reais, pagarão valores em que porcentagem aplicada é de 15%. Para valores maiores que este a porcentagem é de 27,5%.

O imposto de renda é um imposto cobrado desde 1920 e é similar em grande parte do mundo. Sua forma de cobrança se baseou num padrão francês, considerada justa por especialistas. A partir de 1970, sofreu muitas mudanças visando maior arrecadação. O sistema funciona com o cidadão fazendo uma declaração a cada ano, referentes ao ano anterior. O que gera o imposto é a aquisição de renda, vindo do produto do capital ou do trabalho.

A aplicação do imposto vai variar, de acordo com a localização, nacionalidade e condição jurídica do contribuinte. As pessoas físicas devem pagar sobre tudo que receberam, podendo retirar algumas despesas, como saúde e para autônomos, os gastos para a condução de sua atividade, desde que registrados em livro caixa. Antigamente era possível obter grandes descontos quando haviam dependentes, mas esses descontos foram sendo retirados ano a ano, até que se tornaram irrisórios. Os cálculos para pessoas jurídicas são feitos de acordo com o lucro obtido pela empresa.

7 Responses a "Imposto de Renda"

1 | TATIANE

January 9th, 2009 a 6:15 pm

Avatar

como devo fazer para resgatar o valor do imposto descontado das minhas ferias?

2 | Bruno Martinelli

November 28th, 2011 a 10:03 am

Avatar

eu gostaria de saber como faço para ter um comprovante de isenção do imposto de renda

3 | quero a segunda via do darf

December 2nd, 2011 a 5:36 pm

Avatar

Incrivel como é complicado tirar a seguda via do darf.

4 | fabio teter pancieire da silva

January 5th, 2012 a 1:32 pm

Avatar

Deu um problema na minha declaraçao de 2011 mas ja foi corijido queria saber se o dinheiro que esta retido vou restituir quando.

5 | luciano da silva neve s

January 13th, 2012 a 12:30 am

Avatar

gostaria de saber como faço pra ter o direito a uma insenção pois ñ comprovo renda.

6 | joao batista da silva

February 21st, 2012 a 12:33 am

Avatar

queria saber meu numero do titulo de eleitor

7 | Ana Maria Silva Ribeiro

March 20th, 2012 a 1:57 pm

Avatar

gostaria de saber como posso obter um comprovante de inseção do imposto de renda.

formulario de comentarios

Categorias