A Receita Federal

05 Apr, 2012

Restituição Imposto Renda

Autor: admin em: Imposto de Renda|IRPF|Nota fiscal|Pessoa Física|receita federal do brasil|RFB|Secretaria




cpf

Uma pergunta muito natural, referente à restituição imposto renda é: se o imposto tem que ser pago e depois restituído, porquê não se paga logo menos? E a resposta acaba sendo bem simples, é que existem muitas pessoas que já têm o seu imposto retido na fonte , isso é, quando recebem seus rendimentos a cada mês, a parcela de imposto de renda já é descontada. Também há os que recolhem o imposto mensalmente, como os profissionais liberais.

Portanto ao fazer sua declaração de rendimentos e ao fazer seu cálculo do imposto a ser pago todo ano, existem algumas quantias que são dedutíveis. Sendo elas, despesas médicas, pagamento de pensão alimentícia, despesas com educação, entre outras. Existe naturalmente um limite para todas essas despesas., que reduzem o valor a ser pago.

E assim acontece a restituição imposto de renda ou IR. Essa serve para o contribuinte receber, aquilo que foi pago de forma excessiva, se o valor a dever for menor do que aquele que já foi pago. Essa restituição é paga mensalmente, até ao mês de dezembro.
O contribuinte pode não receber essa restituição imposto renda nesse período se cair na malha fina, isso é, se foi encontrada alguma inconsistência na declaração que você introduziu. E aí o pagamento só vai ser feito, assim que a situação for resolvida junto da receita e isso pode ser feito com uma declaração retificadora, isso se o próprio contribuinte perceber o erro. Após essa correção o pagamento será feito de forma residual.

No Responses a "Restituição Imposto Renda"

formulario de comentarios

Categorias